640 mil beneficiários do auxílio de R$ 600 podem desbloquear o dinheiro no WhatsApp

Pelo menos 640 mil beneficiários de auxílio emergencial, que tiveram as contas bloqueadas no aplicativo Caixa Tem, poderão desbloquear pelo WhatsApp.

A Caixa bloqueou 1,3 milhão de contas de poupança social digital por suspeita de fraude ou falta de documentos. Os 640 mil que têm pendência em relação á documentação não precisam ir às agências, podem desbloquear mandando a documentação por meio de uma mensagem de texto e recuperar o acesso ao benefício de R$ 600 (R$ 1.200 no caso das mães chefes de família).

Já no caso das contas bloqueadas por suspeita de fraude nos cadastros de solicitação do auxílio, o desbloqueio tem de ser feito pessoalmente nas  agências, conforme calendário que leva em conta o mês de aniversário do beneficiário.

Calendário de desbloqueio:

Nascidos em: Período para desbloqueio
​Janeiro / Fevereiro / Março ​até 24/07/2020
​Abril / Maio ​27 a 31/07/2020
​Junho / Julho ​03 a 07/08/2020
​Agosto / Setembro / Outubro ​10 a 14/08/2020
​Novembro / Dezembro ​17 a 21/08/2020

 

O Caixa Tem informa o motivo do bloqueio. Se for por falta de documentos, surgirá na tela a frase: Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp.

Se for por suspeita de fraude, a frase será: É necessário regularizar seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com seu calendário de recebimento.

Como fazer o desbloqueio pelo WhatsApp

Basta acessar o aplicativo Caixa Tem, clicar em “liberar acesso”. Aparece na tela o link para que o cidadão acesse o WhatsApp da Caixa e envie os documentos necessários.

Basta enviar um documento de identificação e uma selfie – tirar fotos nos formatos JPEG ou PDF.

O documento de identificação pode ser o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Nos dois casos, a foto a ser enviada deve ser feita em um local iluminado e todos os dados devem estar legíveis, sem borrões.

Como enviar a documentação que falta

Entrar no aplicativo Caixa Tem. Primeiro vem uma mensagem de que o beneficiário precisa enviar os documentos pelo WhatsApp, depois a mensagem: “Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO”

Surge na tela o número do WhatsApp para o beneficiários enviar os  documentos: 0800-7260104

O programa informa ainda que precisa de um documento de identificação e de uma selfie; clique em “Iniciar”

Na tela seguinte, virão as informações sobre como deve ser o cadastro dos documentos; vá em “Continuar”

Escolha o documento que vai enviar, se é o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e clique sobre o nome que estiver na tela RG ou CNH

Primeiro, tire a foto de frente do documento e clique em “OK, entendi”

Depois, acesse “Clique aqui para enviar a foto” e vá em “Continuar”

Na próxima tela, haverá a informação sobre a necessidade de enviar o verso; clique em “Ok, entendi”

Tire a foto do verso do documento e vá em “Clique aqui para enviar a foto”; depois, vá em “Continuar”

Aparecerá uma mensagem informando que os documentos foram recebidos; agora, é necessário mandar uma selfie; clique em “Continuar” e, na próxima tela, em “Continuar” novamente

Faça a selfie e vá em “Clique aqui para enviar a foto”; depois, clique em “Continuar”

Pronto; aparecerá a mensagem de agradecimento pelo envio e com informações sobre o desbloqueio do benefício

Orientações para enviar as fotos de documentos

Tire a foto em um local bem iluminado

O documento precisa aparecer inteiro

Verifique se os dados estão legíveis

A foto deve estar em um dos seguintes formatos: png, jpeg, pdf ou tiff

Orientações para tirar a selfie

Tire a selfie em um local bem iluminado

Não use chapéu

Não use óculos

Segure o celular na altura dos olhos

Fonte: Caixa Econômica Federal