6 de abril – Dia Internacional do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento

Muito além de um incentivo à prática esportiva e consequentemente à saúde, o esporte tem ganhado cada vez mais o poder de promover solidariedade e respeito pelos quatro cantos do planeta. Em tempos de intolerância, se torna um importante e necessário motor para a igualdade, especialmente a igualdade de gênero. É diante desta premissa que o mundo comemora, no dia 6 de abril, o Dia Internacional do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento.

Estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013, a data tem como objetivo promover a paz entre as pessoas através da prática esportiva, mostrando como as pessoas podem interagir, sem barreiras, através do esporte. Paixão compartilhada por mulheres e homens em todo o mundo, o esporte é a plataforma mais poderosa, capaz de nutrir valores como a solidariedade, a responsabilidade, o respeito, a honestidade, mantendo conectados a prática esportiva com a luta pela igualdade, a autoestima e, principalmente, a paz.

A noção do esporte como instrumento de paz é bastante antiga e sua origem remonta à Trégua Olímpica (Ekecheiria) instituída no século IX a. C. na Grécia Antiga. Durante o período da Trégua, os territórios nos quais eram realizados os Jogos Olímpicos ficavam imunes às constantes guerras, de modo que as tropas que entrassem ali tinham de depor as armas, conferindo assim segurança aos(às) atletas, treinadores(as), oficiais e espectadores. Mais recentemente, o espírito de paz também foi presenciado durante a Primeira Guerra Mundial, quando as tropas alemãs e inglesas fizeram uma pausa nos conflitos para trocar alimentos, presentes e disputar partidas de futebol. O episódio ficou conhecido como a Trégua de Natal.

Para o Sinpro, a inclusão do esporte como ferramenta estratégica de transformação social deve ser empreendida de forma a considerar a singularidade de cada contexto, permitindo, assim, que contextos de exclusão e conflitos sejam alterados na direção do desenvolvimento e da paz. “O esporte tem um importante papel na inclusão social, pois é capaz de diminuir desigualdades e dar oportunidades para grupos que, muitas vezes, vivem em condições de vulnerabilidade social. Isso é fundamental em um país como o Brasil, visto que grandes parcelas da sociedade ainda não têm acesso a espaços e serviços básicos que são essenciais para uma vida digna. Dessa forma, a inclusão social por meio do esporte pode transformar realidades de muitas pessoas”, ressalta o coordenador da Secretaria de Assuntos Culturais do Sinpro, Bernardo Távora.