5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje, 5 de junho, é comemorado o “Dia Mundial do Meio Ambiente”. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente, desde então, o Dia Mundial do Meio Ambiente é considerado uma das principais ações das Nações Unidas para chamar a atenção sobre como afetamos a natureza e para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Os principais objetivos das comemorações são: mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; e, advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
Neste ano de 2013, a ONU chama a atenção para o desperdício de comida e o fato de milhões de pessoas, em todo o mundo, passarem fome. Segundo a organização, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos anualmente – o equivalente a um terço de toda a produção mundial – vai parar nas lixeiras dos consumidores, vendedores, agricultores e transportadores. Esse desperdício vale US$ 1 trilhão e seria suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas que passam fome.
Além de ser uma ofensa para os que têm fome, o desperdício representa um custo enorme para o meio ambiente, em termos de energia, terra e água. Segundo o Pnuma, Programa da ONU para o Meio Ambiente, os alimentos descartados desperdiçam energia e combustível usado para o seu transporte. Além disso, a decomposição de comida elimina uma grande quantidade do gás metano.