Programa Opinião (TV Cultura) debate 5 anos da Reforma Trabalhista

Nesta quinta-feira, 1º de dezembro, às 20h30, o programa Opinião da TV Cultura debaterá os 5 anos da Reforma Trabalhista. Marco importante do governo ilegítimo de Michel Temer, a reforma expressava o projeto que tinha sido derrotado nas urnas em 2014, apontando para a precarização das relações de trabalho e o enfraquecimento das entidades sindicais, entre outros problemas sérios.

O Opinião tem duração de aproximadamente meia hora e terá a participação de Ricardo Patah, comerciário e presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), e do advogado trabalhista Eduardo Pastore. A apresentação é da jornalista Andresa Boni e o programa conta com interpretação em libras.

Para Luciana Custódio, diretora do Sinpro e integrante da direção do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), é muito importante trazer o tema de volta ao centro dos debates nacionais, uma vez que as eleições de 2022 abriram novas perspectivas para os direitos de trabalhadores e trabalhadoras: “Recentemente vimos a experiência da Espanha, que revogou sua reforma trabalhista porque ela não gerou as consequências esperadas”, lembra Luciana. “No Brasil, em 2017, a reforma espanhola tinha sido uma referência, mas ela rapidamente demonstrou que não funcionou. Lá, a flexibilização nas relações de trabalho ampliou o trabalho temporário e de curta duração, facilitou demissões e redução de salários, e fez o desemprego aumentar”, completa ela.

O debate vem em boa hora, e resgatar a experiência espanhola pode ser útil, afinal, conforme a Agência Diap noticiou, a equipe de transição do presidente eleito Lula vem discutindo pontos da reforma que poderão ser revistos. Veja AQUI.

A TV Cultura está no canal 516 da Net e no canal 2 da Sky. O programa Opinião fica disponível, depois de sua transmissão, no canal Jornalismo TV Cultura do youtube no pelo próprio site da TV.