4 de fevereiro: Dia Mundial de Combate ao Câncer

O Dia Mundial do Câncer, celebrado no 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, e também influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.

Diagnóstico precoce salva vidas

A humanidade chega à terceira década do século XXI sendo capaz de curar algo entre 60% e 68% dos tipos de câncer – alguns tipos já chegam a 100% de cura. Para isso é necessário que sejam feitos todos os exames de prevenção, e assim diagnosticar a doença o mais cedo possível.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o câncer é a segunda doença que mais mata no mundo: cerca de 9,6 milhões de óbitos por ano. Em 25 anos, será a principal, uma vez que a própria OMS informa que a cada ano surgem 12,4 milhões de novos casos por ano.

 

Prevenção é a solução

Parar de fumar, evitar o sedentarismo, modificar hábitos alimentares, usar protetor solar (no rosto e no corpo) são hábitos que podem reduzir em até 33% as mortes por câncer. Fazer exames preventivos periódicos também é uma atitude muito importante, principalmente em indivíduos com forte história familiar e risco aumentado.

É importante lembrar que profissionais do magistério público do DF, efetivos ou temporários, têm direito a um dia por ano de licença para realização de exames preventivos de colo de útero, mama e próstata, bem como doação de sangue.

MATÉRIA EM LIBRAS