3ª Edição da Semana de Dança da Escola Parque 303/4 Norte: o corpo como linguagem e resistência
“A dança nos ensina a escutar com o corpo inteiro.
Então, respirem fundo.
Silêncio.
O corpo vai falar.”
Com essas palavras, o professor Joaquim Guilherme e a professora Priscilla Calazans, da Escola Parque 303/4 Norte, apresentaram a pais, mães e responsáveis a 3ª edição da Semana da Dança, realizada de 5 a 9 de maio – “uma celebração viva do corpo como linguagem, como território e como resistência”, segundo os docentes.
O projeto da Semana de Dança é grandioso, e prevê a participação não só das várias turmas dos anos iniciais do Fundamental na Escola Parque, como também recebe apresentações de outras escolas e de outros grupos de dança. Este ano, teve participação especial da Cia de Dança do CEF Caseb e do CEE 01 de Brasília, que dividiram o palco da Escola Parque com o Grupo Pés e com o grupo Dejavu, com uma apresentação de K-Pop.
“A criação do Núcleo de Dança da Escola Parque foi um ato de coragem e de escuta. Um espaço que não apenas ensina dança, mas legitima a dança como conhecimento, como ferramenta de leitura e de transformação do mundo. Um núcleo que pulsa com as potências plurais de nossos estudantes, que experimenta, pesquisa e ousa — em diálogo com a escola, com as raízes, com o futuro”, conta o professor Joaquim.
Na Semana da Dança, as crianças se veem dos dois lados do palco: são plateia e sobem ao palco em suas apresentações. “Cada criança faz duas apresentações, pela manhã e pela tarde. Tem muito choro, tem muito nervosismo, mas à medida que elas assistem às outras performances, o nervosismo dá lugar à curiosidade e à ansiedade e, na segunda vez, pedem para subir ao palco, bem interessados em participar. Eles entendem que a timidez é um desafio a ser vencido, e quando estão sentados na plateia, eles respeitam quem está no palco, pois se colocam no lugar do outro. O ganho pedagógico é imenso”, explica o professor Joaquim.
O resultado? “Antes e depois do evento, a gente conversa com as crianças, para ter um retorno da experiência. Elas ficam ansiosas por participar, e depois percebemos em seus relatos quanto elas curtiram o momento”, conta Joaquim.
Além dos professores Joaquim e Priscilla, o núcleo de dança da Escola Parque 303/4 Norte é formado também pelos professores do projeto de dança clássica En L’air, José Cavalcante e Waleska Dutra.
VEJA O ÁLBUM