Conquista da luta: 3.104 novos profissionais são nomeados para as escolas públicas
Na manhã desta sexta-feira, 14 de junho, concretizou-se uma destacada vitória da greve de 2023 em defesa da educação pública: foram nomeados 3.104 professores(as) e orientadores(as) educacionais que compunham o cadastro reserva do último concurso. Esse era um dos itens mais importantes do acordo de greve.
O Sinpro-DF esteve presente no ato público de nomeação para parabenizar e dar as boas vindas aos novos profissionais das nossas escolas públicas; e também para seguir com a luta por mais nomeações.
Na parte da tarde, as nomeações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do DF. Para acessá-lo, clique no botão abaixo:
Embora essa seja uma vitória que merece comemoração, ela ainda está longe de sanar as carências da rede, que hoje conta com quase 17 mil professores e professoras atuando em regime de contratação temporária. O número de nomeações anunciadas nesta sexta implica, aproximadamente, em 4 novos professores para cada escola, o que, diante do cenário atual, é absolutamente insuficiente.
É fundamental que a rede pública de educação tenha profissionais qualificados para vagas temporárias, como tem hoje. Entretanto, a proposta do governador Ibaneis Rocha, de basear sua política para a educação pública em contratações temporárias, prejudica tanto esses profissionais, que poderiam ser efetivos e dispor de todos os seus direitos, quanto a escola pública, que tem a continuidade dos trabalhos interrompida reiteradamente.
Por isso, o Sinpro-DF segue em luta para que sejam nomeados todos os demais aprovados e aprovadas do concurso de 2022, e, depois disso, seja convocado um novo concurso público. “A nossa luta se intensifica ainda mais para garantir a nomeação de todas e todos os aprovados do concurso de 2022, para recompor o quadro efetivo da carreira magistério público do Distrito Federal”, afirma a diretoria do Sinpro. A campanha “Convoca Já!” continua!
Clique no botão abaixo para ver no facebook o álbum completo do ato de nomeação.
MATÉRIAS EM LIBRAS