2º Encontro Candango pelo Direito à Comunicação

05Em tempos de avanço do conservadorismo e de ruptura democrática no Brasil, as violações à liberdade de expressão têm se multiplicado, com a repressão de protestos e manifestações em defesa de direitos sociais, censura privada ou judicial de conteúdos na internet e nos meios de comunicação, violência contra comunicadores, etc. No DF, palco de muita luta social, não tem sido diferente.
É neste contexto que o Comitê pela Democratização da Comunicação do Distrito Federal realizará o 2º Encontro Candango pelo Direito à Comunicação (2ECDC), no próximo dia 06 de maio, das 9h às 17h, na Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB). A participação é gratuita e aberta à toda a comunidade. Queremos envolver organizações e ativistas do DF no debate do atual contexto do direito à comunicação e definir estratégias de ação conjunta.
O 2º ECDC é etapa preparatória para o 3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (3ENDC), que este ano também será realizado em Brasília, na própria UnB, de 26 a 28 de maio.  Além disso, a programação do Encontro Candango inclui a realização da Plenária Distrital do FNDC, que vai eleger delegados para a Plenária Nacional, que será realizada durante o 3ENDC.
Programação
Data: 6/5/2017 (sábado)
Local: Auditório Pompeu de Souza – Faculdade de Comunicação (FAC). Instuto Central de Ciências Norte (ICC Norte) – Campus Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília (UnB)
9h
Abertura
9h15
Mesa 1: “Democracia golpeada: o que a comunicação tem a ver com isso?”
Luiz Felipe Miguel – professor titular do Instituto de Ciência Política da UnB, onde coordena o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê) e edita a Revista Brasileira de Ciência Política.
Bia Barbosa – jornalista, atual coordenadora do Coletivo Brasil de Comunicação Social – Intervozes e secretária-geral do FNDC. Especialista em Direitos Humanos pela USP e mestre em políticas públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)
(mediadora) Liziane Guazina – professora de graduação e pós-graduação da Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB. Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP/UnB), líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Mídia e Política. Membro da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (RENOI), da Asociación Latino Americana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), da International Association for Media and Communication Research (IAMCR) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). é vice-diretora da FAC/UnB.
11h
Mesa 2: “As vozes do DF: a luta diária pela comunicação democrática”
Abder Paz – Integrante do Movimento Mercado Sul – Beco Cultural (Taguatinga/DF)
Antônio de Pádua – Programa Jovem de expressão (Ceilândia/DF)
Giuliana – Integrante da TV Reflexo Digital (Recanto das Emas/DF)
Rafael Villas-Boas (professor FUP/UnB) – projeto Terra em Cena (Planaltina/DF)
(mediadora) Taís Ladeira (Associação Mundial de Rádios Comunitárias – AMARC Brasil)
 
13h – Almoço
14h
Plenária Regional do Comitê pela Democratização da Comunicação no Distrito Federal
17h – Encerramento.