24 de abril – Dia da Língua Brasileira de Sinais

O dia 24 de abril não faz referência apenas ao Dia da Língua Brasileira de Sinais (Libras), mas, principalmente, mostra a importância e a necessidade da Libras para a comunidade surda brasileira. A partir de 2002, com a Lei nº 10.436, o meio foi regulamentado, oficialmente, como forma de comunicação da comunidade surda, sendo o léxico composto por cinco parâmetros próprios da língua de sinais.

A língua de sinais exerce um papel fundamental na inclusão social dessa parcela da população, sendo uma ferramenta essencial para interação com familiares, amigos, colegas de trabalho e com a sociedade como um todo. A luta dessa comunidade, para ter reconhecidos os próprios direitos, foi extensa e merece todo o respeito e celebração. A regulamentação dessa lei para as pessoas surdas foi uma grande vitória e um marco para a diminuição do preconceito e de toda a desigualdade.

Segundo Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de pessoas têm algum nível de surdez, o que representa 5% da população total do país. Para o diretor do Sinpro, Carlos Maciel, a utilização da Libras é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas surdas. Além disso, contribui para a valorização e o reconhecimento da cultura surda que, por tanto tempo, foi o alvo da hegemonia da cultura ouvinte.

“A Libras abre inúmeras possibilidades para que as pessoas surdas tenham condições de se comunicarem melhor no dia a dia, além de usufruir de direitos básicos concedidos pela Constituição, como o acesso ao ensino público”, salienta.

MATÉRIA EM LIBRAS