23 de abril – Dia Mundial do Livro
23 de abril, Dia Mundial do Livro, é uma data para reconhecer o símbolo da busca pelo conhecimento e desenvolvimento intelectual. Escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais, o dia carrega uma carga simbólica e marca a morte de três grandes escritores: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de La Vega.
Os livros têm sido instrumentos fundamentais no desenvolvimento intelectual e espiritual de estudantes e da população em geral, e por meio de suas páginas é possível conhecer diferentes histórias, realidades, pessoas e culturas, sem precisar sair do lugar. É por meio dos livros que a população tem a possibilidade de criar uma sociedade igualitária e justa, pautada no pensamento crítico e na prática democrática.
Por meio do Projeto de Lei 3965/23, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é um dos mais antigos programas voltados à distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias nas redes públicas de Ensino do país. Através dele, as escolas participantes recebem materiais de forma regular e gratuita. Estudantes e professores de escolas públicas da Educação Básica são o público-alvo, mas o PNLD também contempla instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.
O Sinpro reforça a importância do livro na sala de aula e a necessidade de discutirmos formato, conteúdo e o investimento em políticas que disponibilizem as obras a todas as escolas públicas do país.
MATÉRIA EM LIBRAS