Dia de proteção às florestas

Hoje é dia de chamar a atenção de toda a sociedade para a importância da preservação das florestas – e qual o papel que cada um e cada uma de nós cumprimos nesse processo.

Para além do ar puro, as florestas são também responsáveis pela regulação do sistema de temperaturas em todo o planeta, e são fontes geradoras de princípios ativos não só de cosméticos, mas principalmente de medicamentos e alimentos.

No Brasil, 20% das espécies que vivem em nossas florestas estão ameaçadas pelo desmatamento – que é provocado, em larga escala, por práticas predatórias e ultrapassadas de manejo de terras para cultivos plantações em grandes áreas, voltadas para a exportação, ou para a criação de gado.

Aqui no bioma do cerrado, em tempo de seca, preservar florestas é cuidar para que não haja queimadas. Nossa cidade está há pelo menos 45 dias sem registro de chuvas. Cuide para evitar focos de incêndio: não jogue cigarros ou outros objetos acesos no “mato”; evite operações que geram faíscas em locais próximos à vegetação seca; não queime lixo ou resíduos.

Proteger florestas ultrapassa o conceito de politicamente correto. O que está em jogo é a civilização ou a barbárie; a continuidade da vida ou a extinção de várias espécies deste planeta – inclusive a humana.

 

MATÉRIAS EM LIBRAS