22 de novembro: Brasília comemora o dia da Consciência Ambiental

Aprovado em 2021 na Câmara Legislativa de Brasília (CLDF), o Projeto de Lei 1.506/20, de autoria do deputado distrital e ex-candidato do PV ao governo do Distrito Federal Leandro Grass, criou o dia da Consciência Ambiental, a ser celebrado no dia 22 de novembro.

A ideia do projeto, segundo o próprio Grass, é levar à população a uma reflexão sobre a situação em que o planeta se encontra: “A consciência ambiental é indispensável para que se crie e tornem-se hábito de nossa população, a consciência da preservação e a prática de atos e comportamentos em favor de um meio ambiente equilibrado”, justifica.

O estímulo ao desenvolvimento da consciência ambiental é o tema da agenda 2023: “Educar para um mundo socialmente sustentável”.

A argumentação é que educadores e educadoras são peça-chave na formação do mundo sustentável de maneira social, ambiental e econômica: os debates em sala de aula são essenciais para contribuir na formação do pensamento crítico. “O tema da sustentabilidade ambiental não pode ser dissociado dos demais processos econômicos e sociais da vida”, afirma o texto de abertura da Agenda Sinpro 2023.

 

Sustentabilidade nas escolas

A agenda do Sinpro de 2023 ainda traz como proposta que educadores e educadoras desenvolvam nas escolas projetos que trabalhem o tema da sustentabilidade de forma crítica, facilitando o caminho para que estudantes cheguem à conclusão de que “um mundo sustentável em todas as suas esferas é um mundo mais justo e cheio de esperança”.

Os projetos de sustentabilidade socioambiental se tornarão matéria da Revista Xapuri, especializada em meio ambiente e distribuída em todo o Brasil. Para participar, basta enviar o projeto da escola para o email imprensa@sinprodf.org.br, especificando nome da unidade escolar e telefone para contato. Mais informações pelo telefone 3343-4229.