22 de março: Dia de Mobilização em defesa do Piso Nacional do Magistério

Hoje, 22 de março, é Dia de Mobilização em defesa do Piso Nacional do Magistério. Convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a data será marcada no DF com atividades que integram o calendário de mobilização da Campanha Salarial 2023: Basta de descaso com a educação.

Mobilização no DF

Na ação “Sinpro nas Cidades” desta quarta-feira (22/3), dirigentes do sindicato levarão a unidades escolares de Sobradinho e Ceilândia a discussão sobre a importância da aplicação da Lei do Piso e do reajuste anual do valor, como previsto em Lei.

“Defender o Piso Nacional do Magistério é lutar pela valorização da educação. Quem não se lembra da situação de professores pelo interior do país que recebiam centavos? A educação é um dos principais pilares da democracia. Sem ela, é impossível construir um Brasil mais justo. É por isso que a luta pelo piso deve ser uma luta nossa”, afirma a diretora do Sinpro-DF Luciana Custódio.

Ela lembra que, pela primeira vez desde que a Lei do Piso foi aprovada, em 2008, o DF entrou na lista das entidades federativas que não pagam o piso. “O Dieese levantou os dados: em 2015, nosso vencimento básico estava 101,2% acima do valor do Pino Nacional do Magistério. Atualmente, estamos 4,3% abaixo do piso. Isso é consequência do congelamento salarial de 8 anos”, explica Luciana Custódio.

A sindicalista afirma ainda que, assim como a o Piso Nacional do Magistério, o Plano Distrital de Educação também é. “A Meta 17 do PDF garante à carreira magistério da rede pública de ensino do DF, tanto para ativos como para aposentados, isonomia salarial com a média das carreiras de nível superior. Lutamos também por isso”, diz.

Das carreiras de nível superior do DF, o magistério ocupa o 26º lugar no ranking de remuneração, e penúltimo lugar quando o foco é o valor do vencimento básico.

Além das pautas econômicas e do piso salarial da categoria, o Sinpro nas Cidades também abordará temas como a superlotação das salas de aula, a falta de infraestrutura em unidades escolares, a carência de monitores, a convocação imediata dos aprovados no último concurso público para o magistério, entre outras questões.

O calendário de mobilização da Campanha salarial 2023: Basta de descaso com a educação ainda tem programado, entre outras atividades, a realização de plenárias regionalizadas e de assembleia no dia 26 de abril, com possibilidade de antecipação da data.

 

Some na luta em defesa do piso e de nossa recomposição salarial

Como parte das ações deste 22 de março, Dia de Mobilização em defesa do Piso Nacional do Magistério, o Sinpro-DF lançou a atividade “Some na luta em defesa do piso e de nossa recomposição salarial”. Para participar, grave um vídeo de até 20 segundos dizendo por que você defende a carreira do magistério público, a reestruturação da carreira do magistério distrital e o Piso Nacional da categoria. Envie o material para o whatsapp 99323-8131, informando também seu nome e a escola onde você atua.

 

#PisoNasCarreirasDaEducação

Nesta quarta-feira (22/3), como parte da mobilização nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) em defesa do piso nacional do magistério, haverá um tuitaço a partir das 10h. Participe! Sua mobilização é nossa mobilização! 

 

Colaborou Vanessa Galassi