20 de novembro: todos às ruas contra o racismo e por Fora Bolsonaro
O Dia da Consciência Negra – 20 de novembro marca a morte de um dos maiores lutadores contra a escravidão no Brasil, Zumbi dos Palmares e passou a ser celebrada pelo Movimento Negro a partir da década de 1960 como uma forma de valorização da comunidade negra e da sua contribuição na história do país. Hoje, a data é oficializada pela lei nº 12.519/2011 e celebra a resistência do povo negro contra a escravidão e a luta contra o racismo no Brasil, tendo Zumbi como um dos principais lutadores da história pela liberdade.
A Comissão Organizadora da Campanha Nacional Fora Bolsonaro, a Coalizão Negra por Direitos e a Convergência Negra definiram o dia 20 de novembro como a data para a mobilização nacional que pede o impeachment do presidente da república Jair Bolsonaro. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) apoia e está presnete neste movimento reivindica a igualdade racial, defende a vida, a democracia e o emprego, e se manifesta contra a carestia e a fome.
Por que a luta por Fora Bolsonaro é uma luta anti-racista?
Os organizadores da campanha explicam que o descaso no combate a pandemia, o aumento da fome, do desemprego, a alta geral dos preços e o consequente caos econômico e social por qual passa o país impacta primeiramente e com mais intensidade à população negra e pobre. As posições e o discurso do Presidente da República e de seus aliados da bancada da bala, dos setores mais atrasados e reacionários das forças armadas e das polícias e sua relação íntima com líderes de milícias reforça e apoia a violência e a hostilidade que discrimina, agride e mata corpos negros todos os dias.
Além disso, o governo Bolsonaro é responsável pela desorganização de todas as políticas públicas de promoção da igualdade racial e pelo descaminho de instituições como a Fundação Palmares, voltadas para promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.
Lutar nas ruas e nas redes
O #20NForaBolsonaroRacista é uma construção coletiva – para contribuir com a ação nas redes, envie frases, cards e imagens para as agitações até o dia 20 de Novembro pelo e-mail e pelo grupos de Whatsapp da Campanha acessíveis pelo linktr.ee/campforabolsonaro – onde também há materiais para divulgação do evento.
Datas de ações nas redes:
– Dia 16 de novembro – Ação nas redes para divulgar os atos nos estados, municípios
– Dia 19 de novembro – Esquenta com a tag #20NForaBolsonaroRacista
A luta contra o racismo tem o protagonismo das lideranças e organizações negras, mas é uma luta de toda militância, movimentos e partidos que defendem a democracia e a justiça social. Por isso é fundamental o posicionamento, o engajamento e a mobilização de todas as organizações e lideranças em suas redes e junto às suas bases convocando o dia 20 de novembro.
Fora Bolsonaro Racista!
Todos às ruas no dia 20 de novembro!
Com informações da Comissão Organizadora da Campanha Nacional Fora Bolsonaro, Coalizão Negra por Direitos e Convergência Negra
Fonte: CNTE