1º de Maio Unificado da Classe Trabalhadora movimenta Curitiba, Brasília e outras capitais


A indignação com os rumos dados ao país por um golpista rejeitado por 94% da população e o ataque à democracia e aos direitos do povo brasileiro deram a tônica do 1º de Maio de 2018, unificando a CUT, CSB, CTB, Força Sindical, Intersindical, NCST e UGT.
A luta em defesa da liberdade imediata do ex-presidente Lula, mantido há quase 30 dias como preso político na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, unificou a classe trabalhadora brasileira. E a maior expressão dessa unidade foi vivida na tarde desta terça-feira, no ato unificado realizado na Praça Santos Andrade, região central da capital paranaense, onde mais de 40 mil trabalhadores e trabalhadoras se aglomeraram para pedir a liberdade de Lula.
“É um dia histórico”, repetiam as lideranças sindicais e políticas que se revezavam no microfone durante o dia todo, ressaltando que na praça havia pessoas vindas dos mais diversos cantos do Brasil, além da participação de lideranças e trabalhadores do mundo todo.
A liberdade de Lula e a retomada dos direitos da classe trabalhadora, que foram roubados pelo atual governo golpista e ilegítimo de Michel Temer (MDB-SP), são bandeiras de luta que unificam todos os trabalhadores e trabalhadoras de Norte a Sul, Leste a Oeste e Nordeste do país, disse o presidente da CUT, Vagner Freitas.
“Pela primeira vez temos um ato de 1º de Maio unitário desde o surgimento de todas as centrais sindicais. E é importante destacar isso porque somente Lula foi capaz de nos unificar. Estão todos aqui unidos em defesa de Lula, em defesa da classe trabalhadora”.
Segundo Vagner, a única chance de retomar a democracia no país e resgatar os direitos trabalhistas é “garantir a liberdade de Lula para que ele se torne novamente o presidente do Brasil”.
“Dizer Lula Livre, inocente e nosso presidente é o maior instrumento de luta que os trabalhadores têm para terem de volta os direitos retirados pelo governo golpista de Temer. Por isso só sairemos daqui de Curitiba com Lula em liberdade”.
Brasília – No Distrito Federal, mais de três mil pessoas participaram das atividades promovidas pela CUT Brasília. Movimentos sociais pediram liberdade para Lula, protestaram contra as leis que retiraram os direitos da classe trabalhadora e a privatização da Eletrobras.
“Lula não conseguiu impedir o impeachment de Dilma, tampouco garantir sua liberdade. Mas, carregado pela multidão que o acompanhava após a decisão de sua prisão, ele deu o sopro final para que se alastrasse a chama da resistência. E é com esta bandeira que nasce este 1º de maio: com a união das esquerdas brasileiras, a intensificação da organização de classe, a unidade do povo brasileiro na luta pela democracia e em defesa dos seus direitos. O momento é de ressurgir; de mudar os eixos da história. É momento de usar a nossa indignação e a nossa coragem para gerar e nutrir a esperança”, enfatiza a CUT Brasília em texto publicado no site da entidade.
Confira matéria da TVT sobre o 1° de Maio em Brasília:

Foto: Ricardo Stuckert