19 de agosto: Dia Internacional do Orgulho Lésbico

O Dia Internacional do Orgulho Lésbico, comemorado no dia 19/8, faz parte da luta feminista das mulheres lésbicas e mostra que não é apenas uma luta para assegurar a diversidade: é também resistência, liberdade e direito à vida! Na ditadura militar, o Ferro’s Bar, em São Paulo, era o ponto de encontros dos grupos oprimidos, como comunistas e lésbicas.

 

Um dia, o dono do bar chamou a polícia para acabar com os encontros, alegando ser contra a venda do “Chanacomchana”, jornal do Grupo Ação Lésbica Feminista (Galf), que debatia temas como legalização do aborto, relacionamentos entre mulheres, maternidade e perseguição da PM. Em 19 de agosto de 1983, o Galf realizou um protesto no bar, que ficou conhecido como “o pequeno Stonewall brasileiro”. Ativistas invadiram o Ferro’s e leram um manifesto contra a censura e exigiram respeito às mulheres lésbicas e que a venda do “Chanacomchana” fosse permitida, afinal elas eram as principais clientes do estabelecimento.

 

Para comemorar a data e mostrar a luta, o Sinpro divulga, nesta sexta (19), o artigo “Dia do Orgulho Lésbico: há muita luta pela frente”, de Ébia Pires, coordenadora da Secretaria para Assuntos de Saúde do Trabalhador. O TV Sinpro de 17 de agosto debateu a importância do Dia do Orgulho Lésbico com a diretora Élbia Pires e a presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, coordenadora do Comitê LGBTQIA+ da Internacional de Serviços Públicos (ISP) no Brasil, Elaine Leoni. A mediação foi feita por Márcia Gilda, coordenadora da Secretaria de Raça e Sexualidade do Sinpro. Clique aqui e assista o TV Sinpro de 17 de agosto.

 

 

MATÉRIA EM LIBRAS