Nota de pesar – Ivete Mangueira

Essa quinta-feira (29) acordou mais triste. Um dia após a comemoração do Dia da Educação, o magistério público do Distrito Federal perde mais uma educadora. Vítima de infarto, a professora Ivete Mangueira faleceu hoje de manhã, no Hospital de Base de Brasília, aos 54 anos de idade.

Dona de um sorriso cativante, de muita luz e de uma alegria contagiante, Ivete deixa muita saudade, mas, também, um grande legado. Em seu percurso no magistério, a professora de Atividades do Centro de Educação Infantil do Núcleo Bandeirante defendeu suas ideias e objetivos, sempre com o foco nas crianças. Foi protagonista de uma educação democrática e de qualidade, sempre atuando com dedicação e resistência.

Apesar dos problemas e embates que enfrentamos na educação, sempre mostrou otimismo e carinho com o próximo e com a profissão. Uma amiga animada, preocupada com todos com quem convivia, esforçava-se para fazer com que a escola continuasse viva, mesmo nesta pandemia. Nos deixa um enorme legado de ideias, aprendizados e de escuta sensível em defesa da educação.

O velório será realizado a partir das 8h deste sábado (1), na Capela 3 do Cemitério Campo da Esperança do Gama, e o sepultamento às 10h30.

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais…”, Ruben Alves.

O Sinpro-DF presta toda solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor.

 

Ivete, presente!

 

* Texto construído a partir de homenagem feita pelo Centro de Educação Infantil do Núcleo Bandeirante