15 de março: Dia de Luta pela Revogação do Novo Ensino Médio

Dia 15 de março é o Dia de Luta pela Revogação do Novo Ensino Médio. A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) orienta sindicatos da educação de todo o país a participarem e apoiarem os atos convocados pela UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), que acontecerão em todo o país. Em Brasília, a manifestação será no Museu Nacional às 9h.

Na compreensão do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), que reúne 45 entidades representativas do campo educacional, o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são instrumentos normativos que desqualificam a educação básica, descaracterizam suas finalidades e precarizam a formação nas escolas públicas, o que prejudica, principalmente, os estudantes oriundos das classes trabalhadoras, aprofundando desigualdades educacionais. O Fórum se apoia no documento final da Conape 2022 e a Carta de Natal, aprovados na plenária final da conferência, para orientar que as entidades nacionais do campo educacional a se engajaram nos atos do dia 15.

O presidente da CNTE e coordenador do FNPE, Heleno Araújo, disse para a Mídia Ninja: “A ideia é revogar o entulho do golpe. O novo ensino médio veio, por imposição, através de uma Medida Provisória, por um governo que não tinha legitimidade popular, sem qualquer diálogo com os setores da área de educação. Apresentamos a demanda de revogação do ensino médio e da Base Nacional Comum Curricular para Lula, e ele foi sensível aos problemas apresentados e prometeu analisar melhor o pedido”.