15 de maio – Dia da família

Hoje é o dia daquele grupo de pessoas que se amam, se protegem, cuidam uns dos outros e fornecem às crianças (quando elas chegam) um ambiente saudável e seguro para que cresçam de forma saudável.

A vida acabou por criar várias “configurações” para o que se chama família: duas mães com crianças, dois pais, uma mãe e um pai, avós ou tios/tias cuidando de sobrinhos… mas o importante é que sejam pessoas unidas por laços de amor, carinho, cuidado e responsabilidade.

Mas para que possam cuidar uns dos outros com responsabilidade, é necessário que as famílias tenham segurança. A segurança de chegar em casa e saber que é um espaço inviolável; a segurança de não morrer porque não quis entregar o celular na rua, mas também, e principalmente, a segurança de ter comida e uma casa. A segurança de saber que se as crianças ficarem doentes, vão ter médico e remédio. A segurança de saber que as crianças terão educação laica, de qualidade e socialmente referenciada, e que terão suas vidas, escolhas e crenças respeitadas.

Para ter essa segurança, é fundamental que as pessoas responsáveis pelo sustento das famílias recebam um salário digno.

Para ter essa segurança, é fundamental que essas pessoas trabalhem em locais com condições dignas.

Para tudo isso, é também importante que essas pessoas que cuidam sejam bem cuidadas.

É por isso que, neste dia 15 de maio, o Sinpro deseja que todas as famílias entendam e apoiem os motivos de nossa greve.

Estamos há oito anos com reajuste zero.

2/3 de nossa força de trabalho foram contratados pelo GDF em regime de contrato temporário de trabalho, e não como efetivos – ainda que o concurso para seleção tenha tido o mesmo grau de dificuldade.

Queremos ser tratados com dignidade para que, ao chegar em casa após um dia de trabalho, a gente possa cuidar com carinho e responsabilidade de quem depende de nós.