14 de março: 110 Anos de Abdias do Nascimento
Neste dia 14 de março, celebramos os 110 anos do nascimento de Abdias do Nascimento, uma figura icônica no movimento negro, tanto no Brasil quanto no mundo. Originário de uma família de poucos recursos, Abdias nasceu em Franca, São Paulo, em 1914, e dedicou sua vida à luta pela igualdade racial e à preservação da cultura afro-brasileira. Ao longo de seus 97 anos de vida, desempenhou diversos papéis, sendo reconhecido como ativista, intelectual, escritor, poeta, professor universitário, jornalista, dramaturgo, ator de teatro, artista plástico, dirigente partidário, secretário do governo do Rio de Janeiro, deputado federal e senador.
Em 1944, Abdias fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN), pioneira entidade afro-brasileira que uniu a luta pelos direitos civis e humanos dos negros à valorização da herança cultural africana. Além disso, foi responsável por outras iniciativas pioneiras, como o Museu da Arte Negra (MAN), criado em 1950 para destacar a arte, cultura e identidade negras, e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), que preserva o acervo documental do MAN e do ativista.
“A celebração do nascimento de Abdias do Nascimento é uma honra para os afrodescendentes no Brasil hoje, pois estamos falando de um dos maiores defensores da cultura e igualdade para a população negra, que lutou incansavelmente pela promoção dos direitos civis e humanos do povo negro”, destaca a professora Márcia Gilda, diretora do Sinpro-DF para Assuntos de Raça e Sexualidade.
O Sinpro-DF relembra e comemora Abdias, referência internacional na luta contra o racismo e a discriminação e pela integração dos afrodescendentes sem preconceito de espécie alguma. A sua importância e legado continua a inspirar gerações na luta contra o racismo estrutural e pela promoção da diversidade e inclusão.