11 de setembro – Dia Nacional do Cerrado

Reconhecer a importância do bioma brasileiro é uma forma de lutar pela preservação da natureza. Dia 11 de setembro é uma data para comemorar o Dia Nacional do Cerrado, um dos maiores biomas da América do Sul e do Brasil. Compreendendo cerca de 22% do território nacional, o bioma é caracterizado como uma região de savana, estendendo-se por cerca de dois milhões de quilômetros quadrados.

Criada em 2003, a data marca a importância desse bioma para a biodiversidade do país, pois possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem oito importantes bacias hidrográficas do país. O Bioma Cerrado é fundamental para a manutenção do equilíbrio hidrológico no país. Apesar do clima semiárido e ambiente com períodos de deficiência hídrica, as águas das chuvas penetram no solo e abastecem aquíferos e nascentes.

Além da importância para o meio ambiente, habitam no Cerrado mais de 14 milhões de pessoas, muitas das quais dependem da agricultura e da pecuária para sobreviver e ajudar a economia a crescer. A “savana brasileira” se coloca como uma caixa d’água do país, já que concentra as principais nascentes e alguns dos mais importantes afluentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazonas, Paraguai e São Francisco). A expansão desordenada das atividades do campo tem provocado desmatamento, perda de habitats e ameaça a disponibilidade de água.

 

Decreto assinado por Lula

O Dia do Cerrado foi fixado por decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003 e é uma homenagem ao ambientalista e um dos fundadores da Rede Cerrado, Ary José de Oliveira. A data do nascimento do ambientalista, ator, diretor de teatro e árduo defensor dos direitos humanos e do meio ambiente nos compromete a seguir sua luta, que é a de todos(as) que defendem a vida.

Além de reconhecer a importância do cerrado, é nosso papel cobrar dos órgãos a implantação de políticas públicas que busquem a preservação da grande biodiversidade da região. Além disso, também é papel de cada um preservar o bioma, uma vez que atividades humanas influenciam bastante em sua degradação, mostrando o quanto é importante ter a consciência de evitar o desmatamento e as queimadas de forma excessiva e desnecessária.

A preocupação com o bioma foi sinalizada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, que por meio da Lei n° 7.053, de autoria do deputado Chico Vigilante, publicou no Diário Oficial do DF a Semana do Cerrado e sua inclusão no Calendário Letivo da Rede Pública de Ensino do DF. A professora e socioambientalista Iolanda Rocha ressalta a necessidade de mostrar aos estudantes a importância do cerrado. “Importante ressaltar que foi aprovado, em 2022, a inclusão da Semana do Cerrado no Calendário Letivo, e que é preciso que as escolas dos anos iniciais até os anos finais trabalhem sobre a importância do bioma Cerrado durante todo o ano, e nesta semana façam uma culminância dos trabalhos desenvolvidos”, finaliza.

MATÉRIA EM LIBRAS