102ª edição da Revista Xapuri traz projeto ambiental de estudantes do ensino médio do DF

A publicação de abril da Revista Xapuri, que traz como manchete Cerrado Indígena: uma dívida com a história e um buraco na consciência, traz uma série de matérias que transitam desde a conjuntura do Chile, direitos humanos, sustentabilidade, entrevista de Marina Cardoso Anchises, a uma matéria especial que aborda o projeto Cerrado Vivo, desenvolvido por estudantes do ensino médio do Distrito Federal. A revista é idealizada por Zezé Weiss e Jaime Sautchuk, e o Sinpro faz parte da elaboração deste periódico de luta e resistência.

No texto O Cerrado é vivo e lindo, a professora da rede pública de ensino do Distrito Federal Edijane Amaral fala do projeto, que completa 21 anos em 2023 e já levou mais de 2 mil estudantes para conhecer as riquezas deste bioma. O projeto tem como diferencial as saídas de campo, que já foram feitas na Chapada Imperial, na Chapada dos Veadeiros

e no Parque Jardim Botânico de Brasília (Leia a matéria nas páginas 38 e 39).

Segundo a professora, o Cerrado é um bioma marginalizado. “Ele é visto sempre como um lugar para ser utilizado pelo agronegócio, por exemplo. Mostrar um Cerrado feio é proposital. Ele é tão feio que não tem porque preservá-lo. Então você pode derrubá-lo e colocar soja, monocultura, gado”, salienta.

Conheça a Revista Xapuri e assine aqui https://xapuri.info/assine/ 

Clique aqui e leia a 102ª edição da Revista Xapuri.

MATÉRIA EM LIBRAS