10 de outubro – Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas

O dia nacional de Segurança e Saúde nas escolas, comemorado neste 10 de outubro, é resultado da lei 12.645, de 2012. Mas é também uma conquista pessoal do seu Orlandino dos Santos, técnico em segurança do trabalho em Duque de Caxias (RJ), que começou a desenvolver ações educativas de cunho preventivo no município fluminense, em especial com a criação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em escolas municipais. Hoje, Orlandino é o responsável pelo projeto CIPA nas Escolas, que tem como objetivo disseminar a cultura de prevenção de acidentes no trabalho desde a fase escolar.

“Numa das escolas daqui de [Duque de] Caxias que teve a CIPA implementada, uma semana depois a mãe de uma das alunas integrantes da comissão pediu que a filha fosse imediatamente retirada da CIPA, pois a menina vivia apontando as falhas de segurança nos processos da mãe no cuidado da casa, na cozinha e na limpeza do ambiente”, conta.

Seu Orlandino entende que o ambiente escolar é propício a várias formas de acidentes. Estudar métodos de prevenção e contingenciamento de acidentes desde a escola é, também um ato de cidadania: ele lembra que, em outra escola de Niterói (RJ), um dos alunos integrantes da CIPA escolar identificou um poste na iminência de cair nas proximidades da escola. A diretora foi avisada, comunicou o fato à Secretaria de Educação e a concessionária de energia local trocou o poste.

“A cultura da segurança tem que começar nas escolas”, afirma seu Orlandino, que conta que a criança que participa do processo de implementação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes nas escolas (CIPA Escolar) entende e assume a responsabilidade de seu trabalho, e se orgulha do que faz.

A iniciativa do seu Orlandino condiz com as normas internacionais de prevenção de acidentes de trabalho, como a Convenção nº 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata de segurança e saúde dos trabalhadores e prevê, em seu art. 14, que os Estados–membros deverão adotar medidas para promover “a inclusão das questões de segurança, higiene e meio ambiente de trabalho em todos os níveis de ensino e de treinamento.”

MATÉRIAS EM LIBRAS