10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos

A necessidade de reivindicar os direitos ainda não garantidos pelo Estado e pela sociedade está amparado pelos direitos humanos. Desde 1950, em 10 de dezembro, celebra-se a oficialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU), fato que ocorreu em 1948, comemorando desde então o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Além de um período de comemoração, a data tem o objetivo de recordar a necessidade de lutar por ações concretas dos Estados e da sociedade no sentido de garantir os direitos civis, políticos, sociais e ambientais de toda a população mundial, e não apenas de algumas nações e indivíduos privilegiados.

Estremecidos com as experiências das duas guerras mundiais, a Declaração Universal marcou a primeira ocasião em que os países chegaram a um acordo sobre uma declaração abrangente de direitos humanos inalienáveis. O documento reconhece que a dignidade é inerente à pessoa humana e é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo. Além disso, declara que os Direitos Humanos são universais independentemente de cor, raça, credo, orientação política, sexual ou religiosa.

Para o Sinpro, a inclusão de direitos civis e políticos, como o direito à vida, à liberdade, liberdade de expressão e privacidade, a inclusão dos direitos econômicos, sociais e culturais, como o direito à segurança social, saúde e educação, devem ser uma regra na vida de cada brasileiro e brasileira.

MATÉRIA EM LIBRAS