1º de Maio de 2023 será em Ceilândia

A CUT-DF preparou uma atividade especial para celebrar o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, dia 1º de maio. O ato político-cultural, desta vez, será em Ceilândia, na Praça da Feira Central, a partir das 10h. O Sinpro-DF é parceiro da iniciativa e estará presente.

Ceilândia é a região administrativa mais populosa do Distrito Federal. Além de concentrar milhares de trabalhadoras e trabalhadores, a cidade desempenhou papel fundamental na construção de Brasília e, ao longo dos anos, consolidou-se como um dos principais polos dos movimentos sociais, da cultura, das artes e da resistência do DF.

O Dia do Trabalhador e da Trabalhadora é uma data de lutas, que remete a uma história de resistência. Essa história é repleta de grandes personagens no Brasil e no mundo, e muitos(as) deles(as) tombaram no processo da luta. Graças a tantos heróis e heroínas, hoje há muitas conquistas a serem celebradas, e também há ainda muitas lutas por fazer.

Vivemos num tempo de profunda precarização do trabalho, de tentativas recorrentes de desregulamentação tanto de direitos trabalhistas quanto da proteção a trabalhadores e trabalhadoras. Hoje, também, em pleno século XXI, acompanhamos indignados(as) aos resgates de pessoas que trabalham em regime análogo à escravidão. E, quando damos recorte racial e de gênero ao mercado de trabalho e às estatísticas do desemprego e da informalidade, a situação também é preocupante.

Com a eleição de Lula, abriu-se um período de novas perspectivas e de esperança. Por isso, o 1º de maio nos lembra de que há muito por que lutar! “Só a organização da classe trabalhadora foi capaz de construir as conquistas que adquirimos ao longo dos anos. Agora, é fundamental que continuemos mobilizados para reconquistar os direitos perdidos e garantir uma vida mais digna para todas e todos”, afirma o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues.

O ato político-cultural de 1º de maio, mais uma vez, reunirá a classe trabalhadora para fazer essa reflexão, promover união e consciência, e contribuir para avançar nas lutas fundamentais que a classe trabalhadora tem pela frente.

MATÉRIA EM LIBRAS