1.300 dias sem reajuste do auxílio-alimentação

Os(as) servidores(as) do executivo estão completando nesse sábado (1), 1.300 dias sem reajuste no auxílio-alimentação. O benefício não tem reajuste desde maio de 2015 e nos últimos anos ele tem sido reajustado em valores que ainda distanciam muitos servidores dos valores pagos aos servidores do legislativo, por exemplo.
A Comissão de Negociação do Sinpro tem cobrado constantemente do Governo do Distrito Federal um posicionamento sobre o valor do reajuste do auxílio-alimentação em 2015, mas em nenhum momento o governo apresentou para os professores ou quaisquer servidor do executivo, um reajuste no valor do auxílio. É bom lembrar que a pauta de reivindicações da categoria, já exibida ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB), apresenta como pleito a equiparação do nosso auxílio com o dos servidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Em 2013 tivemos a publicação da Lei nº 5108/2013, que em seu Artigo terceiro autoriza o governador do DF a atualizar anualmente o valor do auxílio alimentação, na forma da Lei Complementar nº 840/11. A lei foi cumprida nos anos de 2013 e 2014, deixando de ser cumprido após Rollemberg assumir o GDF. Já estamos em setembro de 2018 e pelo quarto ano o governo Rollemberg não apresenta uma proposta de reajuste. Segundo um demonstrativo feito pelo Dieese, o valor atualizado para recompor as perdas deveria ser de R$ 506,92, o que dá uma perda, hoje, de R$ 112,42 para o professor e orientador educacional.
“O pleito da categoria é de isonomia do valor do auxílio-alimentação recebido pelos servidores da Câmara Legislativa. Mas neste quadro demonstrativo do Dieese, percebemos que nem o mínimo, que é a recomposição a partir do índice do INPC-IBGE, o GDF não é capaz de fazer”, ressalta o diretor do Sinpro Cláudio Antunes.
O Sinpro e toda a categoria magistério público exigem o cumprimento da lei, portanto o reajuste do auxílio-alimentação.
Confira abaixo a tabela com perdas e valores atualizados:
Perdas e Valor Atualizado_Auxílio Alimentação