Dia Internacional da Mulher teve ações políticas e culturais no DF

O Dia Internacional de Luta das Mulheres, 8 de março, foi marcado por uma ações políticas e culturais que se estenderam ao longo do dia e da noite para celebrar a data.

A partir de 8h da manhã, militantes do movimento sindical e de mulheres realizaram na Ceilândia um faixaço, procurando dialogar com a população sobre temas importantes referentes à vida das mulheres. Depois, ao meio-dia, as mulheres se encontraram na Praça do Buriti, para denunciar a negligência do governo de Ibaneis diante dos assustadores números do feminicídio no DF. “A vida das mulheres vítimas de feminicídio no DF poderia ter sido poupada, não fosse o total descaso do governo”, destacou a professora e secretária de mulheres da CUT-DF, Thaísa Magalhães.

Além da inexistência de trabalho em rede das políticas públicas para as mulheres, o ato também denunciou que não há orçamento destinado à promoção de políticas nem pessoal suficiente para atuação nos órgãos integrados ao processo de acolhimento às vítimas de feminicídio. “O Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que o DF está em 3º lugar entre os estados mais violentos para as mulheres, e isso é uma enorme vergonha”, destacou a coordenadora da Secretaria de Mulheres do Sinpro, Mônica Caldeira.

A partir de 16h, teve início o ato político-cultural na Praça Zumbi dos Palmares, onde mulheres das mais diversas frentes de luta do DF e do entorno distribuíram seu material e fizeram falas públicas. O ato também contou com oficina de dança e a apresentação de Martinha do Côco e de grupos de cultura popular e fanfarras.

Fechando o dia de lutas, na parte da noite, a CUT-DF realizou o Show das Trabalhadoras, marcado pela diversidade, com as apresentações das cantoras Kris Maciel, Alessandra Terribili e Emília Monteiro. A valorização da cultura em meio ás celebrações vem do entendimento de que essa é uma linguagem efetiva para debater as pautas políticas de forma a alcançar e dialogar com mais trabalhadoras.

 

>> Veja álbum completo da atividade

MATÉRIA EM LIBRAS