02 de abril – Dia Internacional do Livro Infantil

A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios e quando estimulada desde a infância, pode trazer impactos impressionantes. Por meio dela, as crianças desenvolvem concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral, além de ampliar a capacidade criativa. E para valorizar algo tão especial, o dia 2 de abril comemora o Dia Internacional do Livro Infantil.

A data foi escolhida para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos principais nomes da literatura mundial, autor, por exemplo, de obras como A pequena sereia. Ao longo de sua vida, escritor escreveu mais de 150 narrativas ficcionais que, ainda hoje, encantam crianças do mundo todo, exemplo de A pequena sereia, O patinho feio e O valente soldadinho de chumbo.

Um dos grandes objetivos do dia é despertar o interesse das crianças pela leitura literária e para o Sinpro, o Dia Internacional do Livro Infantil propicia a reflexão sobre a qualidade da educação das crianças em todo o planeta, já que a formação de leitores(as) depende, antes de tudo, de sua alfabetização. Além disso, é importante e necessário debater qual escola pública estamos oferecendo para os(as) nossos(as) estudantes. “A leitura pode nos levar a outros mundos. Poder nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldades que enfrentamos em nosso cotidiano. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade”, enfatiza a diretora do Sinpro Joana Darc, complementando que a luta por uma educação pública de qualidade é uma base necessária para que as próximas gerações tenham uma análise crítica do mundo, que só a leitura pode proporcionar.