XVI Concurso do Museu da Imprensa

As inscrições para a décima sexta edição do Concurso Nacional do Museu da Imprensa de Desenho, Redação, Poesia e Monografia já estão abertas. Este ano o tema das categorias Poesia e Redação será a Copa do Mundo de futebol no Brasil, em 2014. Já a categoria Desenho, destinada aos estudantes da primeira fase do ensino fundamental, terá como tema A Turma da Mônica visita o Museu da Imprensa. Na categoria Poesia, direcionada para alunos do Ensino Médio (1º ao 3º ano), o tema será: As conquistas brasileiras em copas do mundo. Na última categoria, Artigo, os estudantes de nível superior terão como desafio falar sobre o bicentenário de criação do jornal O Patriota, periódico que em 2013 completa duzentos anos de lançamento.

O objetivo do Concurso é incentivar a pesquisa e a produção intelectual sobre a importância da Imprensa Nacional para o País e para o cidadão. Além disto, propõe estimular os trabalhos de pesquisa histórica nas escolas públicas e particulares de todo o país em torno da temática do futebol; interagir personagens da história em quadrinhos da Turma da Mônica com o Museu; e pesquisar a influência do jornal “O Patriota” para a ciência e cultura brasileiras.
O certame distribuirá R$ 23.700 mil em prêmios a estudantes de todos os níveis de ensino, regularmente matriculados em escolas públicas e particulares de todo o país. Os vencedores ganharão prêmios em caderneta de poupança, oferecidos pela Caixa Econômica Federal. Outras informações pelo telefone 0800-725 6787 e pelo site www.in.gov.br.
Clique aqui e veja o regulamento do Concurso.