Professores(as) de artes! Últimos dias de inscrição para o Festival de Teatro na Escola

Estão abertas, até o dia 1° de junho, as inscrições para a XI edição do Festival de Teatro na Escola, projeto de arte-educação realizado pela Fundação Athos Bulcão desde o ano 2000. Podem se inscrever professores efetivos e temporários, habilitados em artes cênicas, das séries finais do ensino fundamental e ensino médio das escolas públicas do Distrito Federal, interessados em atuar junto a seus alunos na construção de um espetáculo teatral. O edital já está disponível no site da Fundação Athos Bulcão www.fundathos.org.br.
O calendário de atividades do Festival tem a duração média de seis meses e culmina em uma mostra teatral com apresentação de 10 espetáculos, que devem envolver cerca de 200 jovens e 10 professores, além da comunidade de cada escola. O projeto tem início com as atividades formativas de capacitação dos educadores por meio de oficinas e workshops de direção, corpo, voz e dramaturgia. Paralelamente, são realizadas pelos professores, que serão os diretores-encenadores dos espetáculos, diversas atividades artísticas com os estudantes dos grupos teatrais como leituras dramáticas, jogos teatrais e pesquisas, acompanhadas quinzenalmente pelo consultor técnico pedagógico do projeto.
Além disso, os grupos recebem apoio para arcar com os itens de produção do espetáculo (cenário, figurino, elementos de cena e adereços) e, a título de reconhecimento, os professores participantes do projeto receberão um equipamento de informática.Para participar o professor deve realizar sua inscrição pela internet ou pessoalmente na sede da Fundação Athos Bulcão. Para concluir a inscrição são exigidos alguns documentos como: ficha de inscrição, proposta de trabalho para o Festival e Carta da Direção da escola, original, assinada e carimbada, declarando conhecimento e aprovação da inscrição da escola no XI Festival de Teatro na Escola e disponibilizando-se a apoiar a participação de seus alunos, dos educadores, e as atividades do grupo de teatro na escola, caso seja selecionada. Tudo consta em detalhes no Edital.
Histórico
O Festival de Teatro na Escola é um projeto de educação não-formal que possui o objetivo de promover a juventude, a educação e as artes, revitalizando a ação de professores e alunos do ensino público do Distrito Federal e produzindo opções culturais acessíveis ao público das escolas. Desde sua criação, em 2000, o Festival já atuou com 2.613 estudantes e recebeu mais de 86 mil espectadores. Em 2009, foi o vencedor regional do Prêmio Itaú Unicef, alcançando mérito junto ao público, aos parceiros, à comunidade escolar e artistas locais, atestando, assim, a excelência do projeto.
Serviço:
Inscrições Gratuitas
De 08 de maio a 1° de Junho
Equipe de produção: Nei Cirqueira, Luiz Felipe Ferreira e Carolina Abad
Tel:(61) 3322-7801
e-mail: fte2012.fundathos@gmail.com
Site: www.fundathos.org.br
CLN 208 Bloco D entrada 49 Sala 111, das 9 as 12h e das 14h às 18 horas.
Assessoria de Imprensa: Gabriela Lafetá