"Temer quer cidadãos de 2ª categoria com reforma da Previdência"

A nossa Constituição, chamada por Ulisses de Constituição cidadã, estabeleceu que todos recebam ao menos o salário mínimo de benefícios.
Na década de 90, isso foi regulamentado e acabou com enormes injustiças, porque naquele período havia milhões de trabalhadores que ganhavam esse valor: meio salário mínimo! Eram tratados como cidadãos de segunda categoria.
Com a regulamentação baseada na Constituição cidadã, tornou-se obrigatório o pagamento de ao menos um salário mínimo. Com Lula, o salário mínimo foi valorizado e essas pessoas passaram a ter renda mais decente.
Isso sempre provocou ranger de dentes por parte de alguns, que reclamavam de os trabalhadores rurais receberem um SM “sem terem contribuído para isso”, era o que alegavam.
Da mesma maneira, rangiam os dentes para o fato de pessoas idosas ou com deficiência também terem assegurado benefício de um salário mínimo.
Mas sempre foi uma minoria que reclamava, a imensa maioria da nossa sociedade considera isso uma questão de justiça, de cidadania. Custo a crer que haverá maioria no Congresso Nacional para aprovar essa perversidade. Na sociedade com certeza não há.
*Por Gleisi Hoffmann
(do Portal Vermelho)