Sinpro realizará palestras sobre temas do acampamento no Senado

Durante todo o mês de setembro um acampamento organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) permanece montado em frente ao Senado. O alojamento está instalado no local desde 30 de agosto, data em que a Confederação realizou um ato público com mais de 300 trabalhadores e trabalhadoras em Educação de todo o Brasil. Na ocasião, a entidade cobrou do Congresso Nacional, e dos senadores, que o Plano Nacional de Educação (PNE) seja votado de acordo com o relatório que foi aprovado na Câmara dos Deputados (que deixa claro que 10% do PIB precisam ser investidos na educação pública).
 
O Sinpro/DF tem apoiado desde início a mobilização. E para ampliar as ações o sindicato irá realizar nos dias 17 e 18 de setembro palestras sobre os temas discutidos no acampamento e pelas Centrais Sindicais de variados estados. Professores (as) e escolas de Ensino Médio interessados nas atividades devem entrar em contato com o Sinpro/DF pelo telefone 3343-4236 ou falar com o diretor do sindicato que visita a sua escola. Com o mesmo contato é possível fazer o agendamento de ônibus, caso necessário. Além disso, o Sinpro/DF pede aos professores (as) que apoiem as ações do acampamento durante os horários de folgas e coordenação.
 
Além da votação do PNE, a pauta é composta dos seguintes itens: redução da jornada de trabalho para 40h semanais sem redução de salários; fim do fator previdenciário; 10% do PIB para a Educação; 10% do orçamento da união para a saúde; transporte público e de qualidade/mobilidade urbana; valorização dos aposentados; reforma agrária; suspensão dos leilões de petróleo; contra o PL 4330 (das terceirizações). A pauta específica é sobre Piso, carreira, profissionalização dos funcionários, além da votação do PL da Câmara sobre a destinação dos Royalties.