Sessão marca assinatura do Pacto de enfrentamento à violência no DF

Uma sessão solene realizada nesta quinta-feira (09), na Câmara Legislativa do Distrito Federal, marcou a assinatura do pacto de enfrentamento à violência no DF. Com isto, a capital federal passa a integrar o Fórum Nacional pelo Enfrentamento à violência contra a Mulher. Representantes do atual governo e do governador Agnelo Queiroz participaram da sessão, presidida pela deputada Érika Kokay (PT). Representantes do Coletivo de Mulheres do Sinpro-DF aproveitaram a ocasião para apresentar à Ministra Nilcéia Freire e divulgar para os demais movimentos presentes na plenária a 6ª edição do Jornal Sinpro Mulher.
Entre as diferentes etapas de enfrentamento à violência e à promoção de políticas públicas de gênero está a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, com status de secretaria de Estado. Além da assinatura do Pacto, houve também por parte da representante do governador eleito, Arlete Sampaio, a criação de uma SPM no Distrito Federal, que virá para estabelecer políticas públicas que contribuam com a melhoria de vida das brasilienses e reafirmem compromissos do GDF com as pautas de gênero.
O Pacto Nacional de enfrentamento à violência contra a Mulher, lançado em agosto de 2007 pelo presidente Lula, consiste em uma ação conjunta entre Governo Federal, Estados e Municípios em prol da consolidação de políticas públicas integradas pelo enfrentamento à violência, em todo o Brasil.

Outras fontes:
Site da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal:
http://www.sepm.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2010/12/distrito-federal-assina-o-pacto-nacional-pelo-enfrentamento-a-violencia-contra-a-mulher

Site da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
http://www.cl.df.gov.br/cldf/noticias/df-passa-a-integrar-forum-nacional-pelo-enfrentamento-a-violencia-contra-mulheres

http://www.cl.df.gov.br/cldf/noticias/arlete-confirma-que-estara-no-gdf-e-defendera-direitos-das-mulheres