Seminário Rio + 20 e você: inscreva-se!

Nos dias 23 e 24 de maio e 6 de junho, diversas entidades, entre elas o Sinpro, estarão realizando um seminário preparatório para a Rio + 20, evento internacional que ocorrerá no final de junho. A intenção é democratizar informação e mobilizar a sociedade para intervir na Rio + 20, uma das chances da humanidade para pressionar as decisões dos governos no sentido da sustentabilidade e garantir a sobrevivência da civilização. Para se inscrever as pessoas de Brasília interessadas devem acessar www.rio20evoce.org . O evento ocorrerá no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Entre 20 e 22 de Junho de 2012 ocorrerá, na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Essa iniciativa da ONU está também motivando a organização de uma série de eventos e processos de discussão em cada estado do Brasil e em todo o mundo, que culminarão em um grande conjunto de atividades no período próximo à conferência. O foco será a cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 24 de junho, mas ocorrerão inúmeras atividades relacionadas também em outros lugares, e em outras datas. É importante destacar que o “Rio+20” é o apelido dado tanto à conferência da ONU em si, quanto ao conjunto de eventos e atividades a ela relacionados, a maior conferência já realizada pela ONU. Espera-se a presença de mais de uma centena de chefes de Estado ou de governo.
Prováveis temas a serem discutidos incluem: segurança alimentar e erradicação da pobreza; segurança energética; economia do desenvolvimento sustentável/produção e consumo sustentável; inovação tecnológica para sustentabilidade; cidades; água; oceanos e trabalho decente/migrações; biodiversidade; clima e desertificação.
Ocorrerão também no período do Rio+20 inúmeros eventos paralelos organizados pela sociedade civil e por outras organizações públicas e privada. Dentre essas, destacamos especialmente a Cúpula dos Povos, um evento de grandes proporções organizado por redes de ONGs e movimentos sociais do Brasil e do exterior que envolverá inúmeras atividades.
Evidentemente as discussões no âmbito da ONU e dos governos se relacionam com questões fundamentais para a sociedade, como a justiça social, os direitos humanos, a criação e distribuição de riqueza e renda, o uso e governança dos bens comuns, o acesso à informação e à tecnologia e seu uso, a participação democrática e cidadã, entre outras.
Pode-se dizer, então, que a Rio+20 vem promover um amplo debate sobre o estado do mundo e os rumos atuais de nossa civilização, procurando articular os objetivos dos diferentes atores sociais e acordar diretrizes tão consensuais quanto possível para dar efetividade ao objetivo comum de avançarmos – efetivamente e com urgência – na construção de uma sociedade socialmente justa, economicamente próspera e ambientalmente sustentável.