Professores terão curso sobre prevenção ao uso de drogas

Uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) e Universidade de Brasília (UnB) disponibilizará, para professores, coordenadores e gestores de escolas públicas, um curso a distância sobre prevenção ao uso de drogas. A formação é destinada a educadores que trabalham com estudantes do ensino médio e da 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. Ao todo, 25 mil vagas serão disponibilizadas de forma gratuita.
Os interessados no curso deverão fazer a pré-inscrição até 6 de julho pelo site do MEC (www.mec.gov.br). Cada escola deve formar um grupo de cinco profissionais que serão responsáveis pelo núcleo de prevenção ao uso de drogas e, ao final do curso, deverão apresentar um projeto para ser aplicado na unidade. As pré-inscrições devem ser feitas individualmente. Para participar, a escola precisa ter turmas das séries que são o foco do programa, além de acesso à internet.
O curso começará em agosto e terá duração de quatro meses, com carga horária de 120 horas. O participante receberá materiais didáticos, incluindo livros e DVDs a serem enviados para a escola em que o professor trabalha. Uma equipe de tutores da UnB estará à disposição para tirar dúvidas e ajudar no diagnóstico da situação da escola e na elaboração do projeto final. Ao final do curso e após a elaboração do projeto, os educadores receberão um certificado de extensão universitária expedido pela instituição.
Se a demanda for maior do que o número de vagas disponíveis, o MEC e a Senad selecionarão os participantes do curso com base em quatro critérios: ordem de inscrição, proporcionalidade por estados e regiões, equilíbrio de vagas para o ensino fundamental e médio e atuação da escola no desenvolvimento de ações de prevenção e promoção da saúde.
Com informações do site do Ministério da Educação.