Professores aposentados ocupam gabinete do Secretário de Educação

Na manhã desta quarta-feira (28) professores (as) e orientadores (as) educacionais aposentados (as) ocuparam o gabinete do Secretário de Estado de Educação do Governo de Brasília, no Edifício Phenícia (Asa Norte). O motivo da ocupação é o calote do governo Rollemberg em relação às pecúnias de todos os (as) professores e orientadores (as) educacionais que se aposentaram após o dia 8 de março de 2016. Mais de 2700 educadores (as) aposentados (as) aguardam que Rollemberg cumpra a Lei e pague o que é devido. Em 2018, a previsão é de que mais 1400 educadores (as) se aposentem e a insegurança quanto ao recebimento da pecúnia da licença-prêmio é generalizada.
O Sinpro exige que o governo apresente um cronograma de pagamento. Enquanto isso, os professores (as) e orientadores (as) educacionais permanecerão no local.
O Sindicato orienta que os (as) professores (as) e orientadores (as) educacionais da ativa, nesta quarta-feira (28), que comecem a fazer o período de coordenação na própria Secretaria de Educação, apoiando os colegas aposentados que estão ocupando o edifício.
Entenda a pecúnia
A cada cinco anos de efetivo exercício, os (as) professores (as) e orientadores (as) educacionais têm direito a três meses de licença-prêmio por assiduidade. Mas na época, esses (as) trabalhadores (as) não usufruíram dessas licenças, porque foram impedidos pela Secretaria de Educação, uma vez que a mesma teria que contratar profissionais para substituí-los (as) e não por opção destes (as) educadores (as). A Lei n°840/2011 determina que após a publicação de aposentadoria do (a) servidor (a), as licenças-prêmio não usufruídas se transformam em pecúnia e o GDF deve pagá-las em até 60 dias. Porém Rollemberg desrespeita a Lei e não paga o que é devido.