Professoras/es participam do primeiro encontro do curso básico de formação

20130323_101009
Com a participação de 44 professoras/es, foi realizado neste final de semana em Goiânia o primeiro encontro da turma do Curso Básico de Formação Sindical. Durante três dias os participantes desenvolveram os conteúdos do primeiro módulo, que abordou o sujeito, a conjuntura e o movimento sindical.
A montagem de um mapa da migração individual e o estabelecimento da identidade do grupo iniciou o curso, logo após a abertura, feita por dirigentes do Sinpro e da CUT. O movimento sindical, origens históricas e concepção, no mundo e na CUT foi o tema conduzido pelo professor, advogado e educador da ECO/CUT, Jeová Simões.
A análise de conjuntura, considerada pelos participantes como bastante esclarecedora sobre o momento atual, foi feita pelo cientista social e educador popular da Escola 13 de Maio da CUT/SP, Emílio Gennari. Por fim, o Sinpro e suas origens históricas e lutas, foi o tema de palestra do professor Antônio Lisboa, dirigente da CUT e da CNTE e ex-diretor do Sinpro.
Os participantes elogiaram a qualidade e aprofundamento dos debates e fizeram ao final uma avaliação coletiva do primeiro módulo. “Acreditamos que os cursos de formação são determinantes para o fortalecimento da nossa luta, pois potencializa a ação do militante no local de trabalho e na sociedade como um todo”, avalia Ilson Veloso, coordenador da Secretaria de Formação do Sinpro.