Moção de apoio aos servidores da universidade do estado do Rio de Janeiro

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa de mais de 4 milhões de profissionais da educação básica em todo o Brasil, torna público o seu mais irrestrito apoio à luta dos servidores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
Não é possível mais conviver com o processo de apequenamento que a elite política do Rio de Janeiro insiste em impor ao segundo Estado mais rico da Federação. A situação de sua universidade estadual, considerada a 5ª melhor universidade do Brasil e a 11ª da América Latina, evidencia o descaso dos dirigentes políticos do Estado com a educação e com o próprio projeto de futuro da população de todo o Estado.
Com uma história de mais de 60 anos, a UERJ se consolidou como um importante centro de produção científica e cultural do país, com cursos de graduação e pós-graduação reconhecidos nacional e internacionalmente, com especial destaque em sua inserção na área de ciências médicas. Não se pode admitir esse processo de sucateamento deliberado que estão a fazer com uma estrutura acadêmica dessa magnitude.
É certo que este descaso imposto à UERJ está inserido em um cenário maior de crise e desmantelamento de todo o serviço público estadual. Os servidores públicos estaduais não podem pagar a conta por uma gestão irresponsável de um grupo político que, só de 2008 a 2013, perdeu mais de 138 bilhões de reais de ICMS em políticas de isenção fiscal aos grandes grupos econômicos que, em contrapartida generosa, financiam as suas ricas campanhas eleitorais.
Não à toa que, hoje, figuras próceres desse grupo político que se apropriou do Estado do Rio de Janeiro encontram-se encarcerados nos presídios por usurparem as riquezas do Estado para sua apropriação privada. A população do Rio de Janeiro não admitirá mais esses desmandos.
Toda solidariedade aos combativos companheiros que encampam, hoje, essa luta pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro que não pertence mais somente aos cidadãos fluminenses, mas a toda sociedade brasileira que sempre se orgulhou e lutou por suas universidades públicas, gratuitas, de boa qualidade e socialmente referenciadas. Todo apoio aos servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro e, em especial, aos companheiros servidores da UERJ! Podem contar com os profissionais da educação básica brasileira nessa jornada de luta e resistência ao desmonte do serviço público!
Brasília, 20 de janeiro de 2017
Diretoria Executiva