Gestão Democrática: último dia de campanha

Depois de 15 anos de espera, a Gestão Democrática volta para as escolas, com eleições diretas. Essa é mais uma conquista da nossa categoria!
Termina nesta segunda-feira, dia 20, o período de campanha das candidaturas à eleição nas escolas públicas, marcadas para a próxima quarta, dia 22 de agosto. Ao longo de mais de um mês de campanha, candidatos à Direção e ao Conselho Escolar movimentaram o cotidiano dos estabelecimentos de ensino, apresentando suas propostas e metas para as escolas públicas do Distrito Federal. Panfletos, cartazes e até mesmo jingles foram utilizados neste período. Neste último dia de campanha, os candidatos ainda podem percorrer os corredores das escolas para angariar os votos necessários à sua eleição.
Nas escolas onde a candidatura à Direção se resumiu a uma única chapa a disputa também é acirrada, pois para ser eleita a chapa precisará obter 50% mais um dos votos válidos. Em algumas escolas, talvez como forma de protesto, surgiu o fenômeno do “vote não”. Prevalecendo o “não” em um dos dois conjuntos de eleitores (estudantes/pais e professores/orientadores/servidores) a Chapa Única não será considerada eleita. Se a escola não eleger uma Direção, a Secretaria de Educação do DF (SEDF) convocará nova eleição para o dia 5 de dezembro. Até lá assume a escola um diretor indicado pela SEDF.
Eleição Complementar – Das 648 escolas, 630 possuem candidaturas para Direção e apenas 18 não apresentaram candidatos. Estas últimas serão chamadas para participar da eleição complementar do dia 5 de dezembro. Juntar-se-ão às eleições dessas escolas, as unidades escolares que não definirem no dia 22 uma equipe gestora. Para a eleição do Conselho Escolar os números preliminares dão conta de mais de 2.500 candidatos. As escolas que não completarem as vagas do Conselho Escolar também participarão da eleição de 5 de dezembro para completar sua composição.
Treinamento e Apuração – As Comissões Eleitorais Locais farão hoje (20) e amanhã (21) treinamento com as mesas receptoras e apuradoras. Elas poderão contar com um PowerPoint de Treinamento (clique aqui), disponibilizado pela Comissão Eleitoral Central. A apuração dos votos acontecerá na noite do dia 22 e a Comissão Eleitoral Central prevê que no dia 24 terá o resultado geral das eleições em todas as escolas.
O Sindicato dos Professores no Distrito Federal acompanha o processo eleitoral participando das Comissões Eleitorais Regionais e Central. As/os professoras/es que necessitarem de esclarecimentos e/ou fazer denúncias devem ligar para os diretores do Sinpro que visitam suas respectivas escolas.