GDF promete e Sinpro cobra nomeação de professores

Ainda no início de março passado, o Governo do Distrito Federal (GDF) alardeou a nomeação de 240 professores concursados, aprovados no pleito de 2013. Segundo a Secretaria de Estado e Educação (SEE-DF), estes profissionais iriam suprimir vagas de professores aposentados, exonerados ou mortos, abertas desde outubro de 2014 — data das últimas nomeações -, completando os quadros de escolas em que há carência.
Mais adiante, no dia 30 de abril, em reunião com a comissão de negociação do Sinpro-DF, o secretário Júlio Gregório e representantes da SEE-DF disseram ter pedido a convocação de mais 159 docentes.
Isto totaliza a convocação de 399 profissionais. O problema é que, passados dois meses, o GDF ainda não nomeou nenhum professor – mesmo com a divulgação no site oficial do governo das tais convocações.
A secretaria de Educação alega que “a questão depende de autorização da Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização, que ainda não se manifestou”.
Na avaliação da diretoria do Sinpro-DF, o motivo que tem impedido a convocação dos concursados é a burocracia. O Governo do Distrito Federal tem se caracterizado por uma administração burocrática que emperra a máquina. Uma secretaria pede para outra secretaria que fica de analisar e não analisa. E quem paga por isso é a categoria docente, os estudantes e a comunidade escolar.
O Sinpro enfatiza que este assunto já havia sido objeto de negociações passadas com o GDF e que é um absurdo nada ter avançado. Para o Sindicato, o GDF tem que ser mais célere nesta questão. “A comunidade escolar não pode sofrer mais do que já sofreu neste início de ano. Educação é, ou deveria ser, prioridade do governo. Consequentemente, as nomeações deveriam estar na ordem do dia”, destacou a diretoria do Sinpro, cobrando o imediato enquadramento dos novos professores.
Na última quinta-feira (30), os professores aprovados do concurso de 2013 fizeram uma manifestação em frente ao Palácio do Buriti para cobrar do governo as nomeações prometidas.