Equipe brasileira é premiada na Olimpíada Internacional de Matemática

A equipe brasileira de matemática retornou ao País com cinco medalhas conquistadas na 55ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), sendo três de prata e duas de bronze. Com o resultado, o Brasil deixou a competição ocupando a 34ª colocação no ranking geral por países. A competição foi realizada na Cidade do Cabo, África do Sul.
Murilo Corato Zanarella, 16 anos, Rodrigo Sanches Ângelo, 18 anos, de São Paulo e Daniel Lima Braga, 16 anos, do Ceará, tiveram o melhor desempenho da equipe, que também foi composta por Victor Oliveira Reis, 17 anos, de Pernambuco e Alexandre Perozim de Faveri, 17 anos, de São Paulo. O sexto membro da equipe, Alessandro de Oliveira Pacanowski, 18 anos, do Rio de Janeiro, recebeu uma menção honrosa.
As provas ocorreram nos dias 8 e 9 de julho. Cada estudante teve 4h30, em cada dia, para resolver três problemas de matemática.
Sobre a Competição Internacional de Matemática
A IMO é a mais importante, maior e mais prestigiosa de todas as olimpíadas internacionais científicas do mundo. Realizada desde 1959 durante o mês de julho, cada ano em um país, a competição envolve a participação de jovens estudantes com até 19 anos que não tenham ingressado na universidade.
Neste ano, o evento foi disputado pela primeira vez no continente africano. Ao todo participaram da competição 560 estudantes de 101 países. A IMO de 2015 será realizada em Chiang Mai, na Tailândia.
Histórico do Brasil na Competição
As equipes brasileiras de matemática olímpica já deram muitas conquistas para o Brasil desde 1979, ano em que o país participou pela primeira vez, conquistando até hoje um total de 110 medalhas, sendo 9 de ouro, 33 de prata e 68 de bronze, o que o torna o país latino-americano com o melhor retrospecto na história da competição.
A escolha dos estudantes que representaram o Brasil na IMO 2014 foi feita a partir dos vencedores da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A competição objetiva estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática.
Competições OBM e OBMEP estimulam o ensino de matemática entre estudantes brasileiros