Por administrador em 11/mar/2014

Descubra como lidar com uma classe difícil



Nem sempre os seus alunos serão fáceis de lidar. Nesses casos, é importante que você tome certas atitudes para lidar com esse problema.


O sonho de todo o professor é ter a sala de aula cheia de alunos engajados e atentos ao conteúdo passado. Porém, nem sempre isso acontece. Não é incomum encontrar classes com estudantes desmotivados e desinteressados. O que fazer nessa situação? Descubra:

1 – Empatia

Para que os alunos passem a respeitá-lo, é essencial que você pratique a empatia. Evite atitudes que dê a sensação de que você está em um patamar acima dos alunos e mostre que você também pode aprender com eles.

2 – Discussões

Evite discussões na sala de aula, tanto entre os alunos, quanto os alunos com você. Caso algo esteja os incomodando, pergunte como você pode ajudar e jamais altere o tom de voz – discutir com eles aumenta a resistência. Tente mostrar de uma forma leve as consequências negativas de suas ações e como seria a forma correta de agir.

3 – Crescimento

Mostre para os seus alunos como os seus hábitos negativos irão influenciar negativamente na formação deles. Se você é professor universitário, diga como atitudes ruins prejudicam a sua imagem e podem atéafastar futuras oportunidades profissionais.

4 – Individualidade

É importante que você convença-os de que não é porque seus amigos estão desmotivados que eles também precisam estar. Principalmente na adolescência, os jovens costumam agir da mesma forma que os seus amigos. Se você conseguir convencer pelo menos uma pessoa de que ela não precisa ser “maria-vai-com-as-outras”, você já terá realizado um bom trabalho.

5 – Evite

Para evitar esse tipo de comportamento é interessante que logo no começo do ano você estabeleça “regras de convivência” com os alunos. Seja honesto sobre as coisas que você não tolera e ouça o que eles têm a dizer. Cultive uma boa relação com a classe.

Fonte: Universia Brasil

Imprimir