Delegados se preparam para participar do 11º Congresso dos trabalhadores em Educação

Começa nessa quinta-feira (16) o 11º Congresso dos(as) trabalhadores(as) em Educação Chico Mendes, que este ano terá como lema Você tem sede de quê? Água, soberania, direitos, democracia, saber… Com a preocupação de resguardar a participação dos delegados (professores e orientadores efetivos) no evento, o Sinpro solicitou à Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE) um AFAST para essa sexta-feira (17), solicitação autorizada pela SEE.
Dessa forma os delegados e delegadas sindicais estão abonados(as) com AFAST e poderão participar normalmente de todas as atividades programadas para o dia 17 de agosto. Após o evento o Sinpro confirmará a frequência dos delegados e encaminhará os nomes para que a Secretaria de Educação possa publicar o AFAST no Diário Oficial do Distrito Federal.
 
O 11º CTE
O evento ocorrerá no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC – SGAS 902) e acontece em um momento de aprofundamento do golpe parlamentar, jurídico e midiático que derrubou uma presidenta honesta, retirou direitos do povo trabalhador na famigerada “reforma” trabalhista e no congelamento dos investimentos sociais; e ainda tenta cassar o direito de um operário disputar a eleição. O Congresso acontece no exato momento em que os golpistas estão entregando as nossas riquezas, como o petróleo, a energia, a terra e a água para o capital internacional e para os grandes banqueiros.
Aliado a tudo isso, assistimos ao autoritarismo na educação com o projeto fascista da “Escola sem Partido”, a malfadada (contra) reforma do ensino médio, as alterações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o desmonte no financiamento da educação com a Emenda Constitucional nº 95.
No Distrito Federal não é diferente do que ocorre no país. O governador segue a mesma cartilha neoliberal do governo federal: endurecimento com os sindicatos dos trabalhadores(as), não cumprimento dos acordos salariais e desmonte dos serviços públicos.
Com o objetivo de organizar a luta da categoria, reiteramos a participação de todos e todas os(as) delegados(as) inscritos(as) para o bom debate. Vamos preparar, na base, um processo que resulte num Congresso qualificado e que nos arme, de maneira unitária, para enfrentarmos os ataques à classe trabalhadora.
 
Clique aqui a veja a programação atualizada do evento