Câmara Mirim tem novas regras para participação de professor

Novas regras deverão ser aplicadas para mudar a participação do professor no programa Câmara Mirim, da Câmara dos Deputados.
Pelo programa, alunos de escolas públicas e privadas, do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, podem viver a experiência de serem deputados durante um dia.
Agora, os professores que trarão seus alunos para o evento serão selecionados por um concurso nacional de projetos pedagógicos.
As inscrições já estão abertas. Segundo as novas regras, uma proposta de experiência educativa deverá ser escrita pelo professor interessado até 22 de abril de 2014, com o tema Câmara Mirim.
De acordo com a coordenadora do Plenarinho, Ana Cláudia Lustosa da Costa, os professores selecionados também participarão do programa Missão Pedagógica no Parlamento, que procura levar temas do Legislativo para as escolas.
“Como a gente tem o compromisso em transformar o Câmara Mirim em um programa cada vez mais pedagógico, mais educativo, a gente se aliou a outro programa que a Câmara já tem, chamado de Missão Pedagógica no Parlamento, que traz professores a Brasília, exatamente para discutir os valores políticos e do poder legislativo que a gente quer que o professor trabalhe com as suas escolas”.
Escolha dos projetos
Os seis melhores projetos serão escolhidos no dia 13 de maio.
No dia 30 de outubro, os seis professores poderão trazer a Brasília até duas turmas ensino fundamental, com no máximo 40 alunos cada, para participar do Câmara Mirim, no Plenário da Câmara.
Para Ana Cláudia Lustosa, muitas crianças que participam do programa têm dificuldades para compreender o assunto abordado, por isso ele será discutido antecipadamente, em sala de aula. “Muitas vezes as crianças vêm a Brasília e participam das sessões mirins e não entendem exatamente o que está sendo discutido. Então, a gente ficou imaginando como seria uma forma de levar essa discursão antes para a escola, para preparar esses alunos para que todos cheguem aqui no mesmo nível. Com o mesmo tipo de informação e conhecimento sobre o que é o trabalho do parlamentar e sobre o que é o objetivo do programa”.
As despesas de hospedagem, alimentação e transporte ficarão a cargo de cada escola.
Veja o passo a passo para o professor
(Da Agência Câmara)