Câmara entrega prêmio Darcy Ribeiro aos destaques em defesa da educação

A Câmara dos Deputados entrega, na próxima terça-feira (19), o prêmio Darcy Ribeiro de Educação a três entidades que se destacaram na defesa e promoção do setor. Neste ano, as instituições premiadas são a Fundação Lemann, o Instituto Padre Vilson Groh e o Instituto Plena Cidadania (Plenu). A cerimônia de premiação está marcada para as 17 horas, no Salão Nobre da Câmara.
Criada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann, a Fundação Lemann é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivos principais contribuir para a melhoria do aprendizado dos alunos e formar uma rede de líderes transformadores.
A instituição encomenda e patrocina estudos e pesquisas sobre diferentes aspectos da gestão da educação, cujo resultado é apresentado em forma de publicações e seminários que contribuem para que gestores e autoridades tenham dados atualizados e objetivos para a tomada de decisões.
Inclusão social
O Instituto Padre Vilson Groh foi criado em 2011 para consolidar e garantir a sustentabilidade institucional das ações desenvolvidas há 30 anos, em Florianópolis, pelo padre Vilson Groh e sua equipe nas áreas social e de cidadania.
O trabalho de inclusão social resultou em milhares de crianças, adolescentes, jovens e adultos atendidos, direta e indiretamente, em cursos de qualificação profissional e atividades nas áreas cultural, de lazer e de esporte, com apoio pedagógico e alimentar.
A entidade lida com crianças e adolescentes em situação de abandono e violência, e jovens envolvidos no universo da criminalidade, oferecendo-lhes oportunidades sociais e educativas, de forma a promover sua inclusão efetiva na sociedade.
Direitos humanos
O Instituto Plena Cidadania é uma associação sem fins lucrativos, de caráter público e suprapartidário, que tem por finalidade a defesa e promoção dos direitos humanos. Sediado em Sorocaba (SP), realiza desde 2005 ações voltadas às mulheres visando a autonomia, a defesa da cidadania e a educação nas comunidades e nas famílias. O objetivo é o de promover a igualdade social, de gênero, de raça e de etnia.
Declarada de Utilidade Pública Municipal em 2013, uma de suas principais atividades é oferecer curso de formação de lideranças femininas, como o de promotoras legais populares, que busca democratizar o conhecimento jurídico e legal, especialmente no que diz respeito à condição feminina e às relações de gênero.
O prêmio Darcy Ribeiro, instituído pela Resolução 30/98 e regulamentado pelo Ato da Mesa 31/00, é concedido anualmente pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
Agência Câmara