Fórum Alternativo Mundial da Água começa neste sábado (17)

Terá início neste sábado (17) o Fórum Alternativo Mundial da Água, que acontecerá de 17 a 22 de março de 2018, na Universidade de Brasília (UnB). A abertura do evento será realizado no Centro Comunitário da UnB, às 9h.
O debate sobre a preservação da água enquanto fonte de vida e o compartilhamento de deias, para seu uso racional e consciente, nortearão o Fórum Alternativo. Com o tema Água é direito, não mercadoria, representantes de várias partes do mundo se reunirão para o maior evento relacionado à água do mundo, quando cientistas, estudiosos da área e convidados terão a oportunidade de cooperar, equilibrar e trocar boas práticas no uso consciente e racional da água.
O Fórum pretende unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de transformar a água em mercadoria, privatizando as reservas e fontes naturais. Tais corporações e movimentos que defendem a privatização tentam transformar a água em um recurso inalcançável para muitas populações que, com isso, sofrem com a exclusão social, pobreza e doenças de veiculação hídrica.
Outra preocupação do FAMA é de unificar a luta contra as diversas formas de destruição de fontes naturais de água, tais como a mineração; deflorestamento; extração de petróleo; o agronegócio; o uso dos agrotóxicos; a construção de barragens, ações que muitas vezes têm como único objetivo o lucro e não o bem estar das pessoas; a sobrevivência dos animais, ou seja, a preservação do planeta.
Levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que mais de 30% da população mundial não têm acesso ao saneamento básico e 25% segue expostas a água contaminada, não obstante o aumento do acesso à agua tratada desde o início do milênio. O uso intensivo de água em todos os setores, que em alguns países já supera o total dos recursos hídricos disponíveis, e previsões de aumento da demanda nos próximos anos trazem para o centro da agenda de desenvolvimento a gestão sustentável dos recursos hídricos. Promover o uso sustentável da água de maneira integral e transversal é um dos grandes desafios das sociedades presentes e futuras, e demandará envolvimento, compromisso e abordagens inovadores de todos os setores e Estados.
O diretor do Sinpro Gabriel Magno lembra que o FAMA 2018 é uma continuidade dos fóruns alternativos anteriores já realizados em outros países e chega ao Brasil para se contrapor ao 8º Fórum Mundial da Água, evento antidemocrático promovido pelos grandes grupos econômicos que, com a privatização, querem se apropriar das fontes naturais e dos serviços públicos de água e saneamento. “O FAMA é um espaço de organização e resistência dos movimentos sociais em um processo de retirada de direitos, que acontece no mundo todo. No sentido brasileiro, do golpe que tem como fator estrutural a venda dos recursos naturais”, comenta o diretor, complementando que o Fórum quer dialogar com o problema do Distrito Federal, que vive um problema de crise hídrica, “na qual o GDF não consegue dar as respostas que atendam os interesses da população, e sim para os interesses dos grandes empresários do agronegócio”.
Estão previstos para os dias 20 e 21 de março atividades descentralizadas nas regiões administrativas da capital federal, e no dia 22 uma marcha pública em Brasília, além de atos espalhados por todo o mundo.
Clique aqui e confira a programação.