A perda da soberania na exploração do petróleo atinge diretamente a educação

_DSC7012
A importância da soberania do Brasil na exploração do petróleo foi debatida na noite de quarta-feira (13), na sede do Sinpro. O debate promovido pelo sindicato faz parte das atividades da Frente em Defesa da Educação, dos Direitos e da Democracia e contou com a presença do diretor da Secretaria de Relações Internacionais e Empresas Privadas da Federação Única dos Petroleiros (FUP/RJ), João Antônio de Moraes.
Trazendo como tema Petróleo/Pré-sal: Financiamento da Educação Pública, José Antônio explicou aos(às) professores(as) e orientadores(as) educacionais presentes no debate o que está em jogo com o golpe em curso e da importância que a Petrobras tem no desenvolvimento do País nas áreas da educação e da saúde. Segundo o palestrante, a perda da soberania afeta diretamente o financiamento da educação pública e as metas do Plano Nacional de Educação e do Plano Distrital de Educação. “A educação recebe recursos de diversas áreas e uma delas é o recurso que vem da Petrobras, potencializado com o financiamento do Pré-sal. A perda destes recursos afeta de forma considerável a educação”, comenta José Antônio.
Já a diretora do Sinpro Rosilene Corrêa salientou que perder a soberania da exploração do petróleo atinge diretamente reivindicações históricas e coloca em risco a concretização de metas para o setor. “Um cenário como este seria muito ruim para o Brasil e para a educação, já que compromete o cumprimento das metas do PNE/PDE, isto sem fazer referência a outros prejuízos que a nação sofrerá. A perspectiva e a esperança de se concretizar reivindicações históricas na educação ficará ameaçada”, analisa Rosilene.
Será somente através da luta e na certeza de um país justo e democrático que continuaremos avançando. Juntos somos fortes e é com esta certeza que venceremos todas as tentativas de retirada de direitos da classe trabalhadora.