15 de outubro: dia de comemorar conquistas e fortalecer a luta

O Dia do Professor deve ser encarado como um convite para que todos repensem papéis e atitudes, demonstrando o compromisso com a educação que se almeja. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda. A fala do educador Paulo Freire ressalta a importância dos professores e professoras, que carregam um desafio nobre: formar o(a) estudante para que ele(a) tenha condições de transformar sua vida, da sociedade e do País.

No dia 15 de outubro, data comemorativa ao Dia do Professor, é preciso comemorar as conquistas alcançadas e valorizar o trabalho dos educadores, que carregam consigo a arte de transformar a essência da boa formação no progresso do cidadão brasileiro. Esta data valoriza e dá o reconhecimento àqueles(as) que cada vez mais se dedicam com carinho à profissão de ensinar. Vencer o desafio de melhorar a qualidade do ensino público é apenas uma das prioridades desta categoria.

Ao longo dos anos conquistamos vitórias importantes, exemplo da Gestão Democrática; da reestruturação do plano de cargos e salários; das melhorias salariais; o avanço na formação continuada; a jornada reduzida; mais tempo para estudar; descentralização administrativa e financeira dos recursos; a situação nas salas de aula melhorou e a existência de mais recursos tecnológicos. Apesar disto, ainda há muito que lutar.

A qualidade do ensino é uma destas bandeiras de luta. Exigir uma escola pública de qualidade é a chance de garantir que crianças e jovens de famílias de baixa renda tenham oportunidades iguais às das famílias mais ricas. Associado a isto é preciso lutar pelo cumprimento do piso salarial por todas as unidades da federação, isonomia salarial com a média das carreiras de nível superior do Governo do Distrito Federal, um plano de saúde para a categoria, educação em tempo integral e tantos outros itens da nossa pauta de reivindicações.

Durante o mês de outubro o Sinpro deu voz a vários professores e professoras na série Profissão Professor. Em entrevistas, vários educadores falaram sobre as vitórias alcançadas e o que esperam da educação para o futuro.

É neste contexto de alegrias pelas vitórias e força para a luta que a Diretoria Colegiada do Sinpro deseja a todos os professores e professoras muitas comemorações e reflexões. O Sinpro sabe da importância do educador no futuro do Brasil e espera que esta data sirva para que os governos reflitam sobre a qualidade da educação que é oferecida às nossas crianças e jovens.

O Sindicato dos Professores também exige que os governos que passem pelo Palácio do Buriti tenham o devido respeito à educação e não demonstrem esta importância apenas nos discursos.

Parabéns, professoras e professores!

site profissão professor