Revista Xapuri de março já está no ar!

A nova edição da revista Xapuri já está no ar! O número 101 da revista é dedicado à luta das mulheres nas mais diversas esferas. A capa faz referência à deputada federal Juliana Cardoso (PT), primeira mulher de origem indígena a se eleger para a Câmara Federal pelo Partido dos Trabalhadores, com a afirmação: Mulheres movem o mundo.

A reportagem do Sinpro-DF, “O gigante enclausurado pela falta de vontade política”, fala do drama vivido pela Escola Parque da Natureza de Brazlândia (EPNBraz). Com potencial para ser referência mundial em educação ambiental, a escola foi desalojada da chácara que ocupava e hoje funciona num espaço que mal comporta suas atividades, enquanto, há 5 anos, aguarda uma solução definitiva a ser dada pelo Governo do Distrito Federal.

A professora e militante socioambientalista Iolanda Rocha participa da revista falando do ecofeminismo no Brasil, e reverenciando as lutadoras do povo que defendem justiça social, econômica e ecológica. “Muitas de nós fazemos parte dessa história e entendemos que o patriarcado capitalista suga a natureza como matéria, utiliza a mão de obra escravizada de homens e mulheres para retirarem os recursos naturais até a última gota de vida com o objetivo do enriquecimento ilícito, às custas do trabalho e da mão de obra da classe trabalhadora”, diz o texto.

O texto “Mestra do Esperançar”, do jornalista Jaime Sautchuk, atualizada pela editora da revista, Zezé Weiss, traça um perfil de Rosilene Corrêa, diretora da CNTE, ex-dirigente do Sinpro, que foi candidata a uma vaga no Senado nas últimas eleições gerais. A matéria conta a trajetória de Rosilene até chegar ao movimento sindical.

Leia a revista na íntegra clicando AQUI

Para assinar a Revista Xapuri, clique: https://lojaxapuri.info/revista/.

MATÉRIA EM LIBRAS