X Conferência Regional da IEAL elege Hugo Yaski para presidente do Comitê Regional gestão 2015-2019

 JOR9349
Dando sequência aos trabalhos da X Conferência Regional da Internacional da Educação para América Latina da IEAL, no dia de ontem o professor Hugo Yaski (CTERA/Argentina) foi reconduzido ao cargo de presidente do Comitê Regional da entidade.
Após confirmar que foram cumpridos todos os procedimentos estatutários do processo eleitoral, a comissão destacada para acompanhar os trabalhos declarou eleito o presidente Hugo Yaski, num pleito de unidade e consenso em que não houve outro candidato.
O presidente recebeu manifestações calorosas de apoio por parte da plenária e foi aplaudido pelos conferencistas. Declarou que, apesar de “não ser uma surpresa”, essa eleição representa honra e orgulho, e reiterou que só pode continuar liderando a região em função do suporte que recebe de todos os membros do Comitê Regional, fazendo uma menção aos demais membros que compartilharão a nova gestão.
A programação do dia foi encerrada com a ilustre visita da presidenta do Chile, Michelle Bachelet. Em seu discurso, ela destacou a homenagem prestada à professora Stella Maldonado, e sua confiança em que “este fórum de debates ajudará a região a construir melhores propostas de ação que, como sabemos, são a base para uma sociedade latinoamericana igual e fraterna.”
Concluindo suas palavras, Bachelet ressaltou que os professores desempenham um papel fundamental na tarefa de igualdade educacional. “Porque, como eu já disse muitas vezes e continuarei repetindo, vocês são o coração das mudanças”, conclui.
A CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, participa dessa atividade em Santiago/Chile com o presidente Roberto Franklin de Leão e os diretores: Fátima Silva, Gilmar Soares Ferreira, Heleno Araújo Filho, José Valdivino de Moraes, Mario Sérgio F. de Souza, Paulina Pereira Silva de Almeida, Iêda Leal de Souza, Joel de Almeida Santos, Antônio Marcos Rodrigues Gonçalves e Isis Tavares Neves. Estão representadas dezessete (17) entidades afiliadas: AFUSE/SP, APEOESP/SP, APLB/BA, CPERS/RS, FETEMS/MS, SINDIUPES/ES, SIND-UTE/MG, SINPRO/DF, SINPROESSEMA/MA, SINPROJA/PE, SINTE/PI, SINTEAC/AC, SINTEAM/AM, SINTEGO/GO, SINTEP/MT, SINTEPE/PE e SINTET/TO.